quinta-feira, 10 de março de 2011

Dança Escolar

Por: Adilson Rodrigues de Paula Junior
2a fase - Educação Física

Na escola vemos muitos fatores que integram a dança como apenas uma apresentação, uma forma de celebrar uma data comemorativa, como o dia das mães, semana folclórica, quadrilha, etc.

Ao entrar na escola a criança traz consigo um conhecimento amplo a respeito de seu corpo, mas que muitas vezes não foi despertado. A criança nasce, desenvolve-se e cresce, vivenciando experiências através do próprio corpo. Este é o meio de ação para explorar e conhecer o espaço em que vive, interagindo com as pessoas que a cercam. Em todas as fases, observa-se a importância do corpo como forma de expressar emoções. Não é possível ouvir uma música sem que seu corpo a traduza em movimentos.

Antes de o homem falar, ele dançou. Foi por meio do movimento que ele comunicou com os seus e com a natureza. A dança ligada à música foi a primeira manifestação humana. Foi na pré-história uma forma de comunicação, religião, divertimento e conhecimento.

As dança escolar, além de proporcionar ao aluno um novo conhecimento sobre os movimentos que seu próprio corpo pode realizar, também pode conscientizar as crianças de que a dança não é somente aquilo transmitido pela imprensa, por exemplo as danças eróticas, sensuais e até mesmo as que usam movimentos sexuais.

Nas aulas de educação física, o professor pode e deve trabalhar a dança como se fosse qualquer outro tipo de modalidade esportiva, pois serve para preparar a maturação e a coordenação do aluno explorando todos os tipos de movimentos, expressões e sentimentos com exceção dos movimentos circulares em forma de S com o corpo e o quadril que tem a característica de danças sensuais e sexuais.

Para preparar uma coreografia ou uma aula de dança necessita de uma música. Muitos professores utilizam músicas que tem um significado não compatível a faixa etária dos alunos. Como por exemplo, músicas em outra língua que tem a tradução falando sobre sexo ou violência. Sempre devemos trabalhar na escola uma música que tenha o mesmo sentido da coreografia.

Muitas vezes uma coreografia sempre começa a formação deixando as crianças que tem melhor coordenação de movimentos na frente e as que têm mais dificuldades a traz, isso é totalmente errado, pois não se deve destacar os melhores alunos, mesmo em qualquer tipo de atividades que envolva coordenação e agilidade de aprendizagem.

Portanto deve se deixar as crianças tomarem iniciativa, fazendo com que elas mesmas se posicionem no espaço cênico.

Assim, quando a dança na escola for aplicada em uma metodologia correta e, principalmente com uma consciência pedagógica, possibilita aos alunos a conhecer seu corpo, e também desenvolver a criatividade, caráter social, e quando for trabalhada de forma lúdica a dança escolar passa a ser agente de transformação, possibilitando a integração entre todos os alunos, aumentando assim a auto-estima colocando em prática o sentido de uma educação voltada para a inclusão.


Referencias bibliográficas


·        FERNANDES, M.M. Dança escolar: sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. Buenos Aries: revista digital nº135, agosto 2009.




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