quinta-feira, 10 de março de 2011

Por que Dança na Escola?

Por: Daniel Antonio Bugenski


A Dança na escola já é vista como um complemento de educação e aprendizagem, onde passa para o aluno a liberdade de expressão criativa em movimentos, a Dança se, trabalhada de forma pedagógica nas escolas consiste em estimular e desenvolver gestos, agilidade, destreza e autonomia, com o trabalho da Dança os alunos estarão se exercitando e trabalhando músculos, em fim estarão praticando exercícios físicos em consciência do ótimo resultado.

Assim, a dança toma a liberdade, mostrando que o mais importante não é aprender técnicas especificas da Dança, e sim expressar uma necessidade interior, a alegria, o desejo, pesares e gratidão, através dos movimentos, a Dança na escola no pode ser vista como um modo de apresentação de espetáculos é uma educação através da arte, traduzindo-se em preceitos que ditos são essenciais para o seu desenvolvimento.

A descoberta do movimento como expressão criativa e participativa nos importantes momentos da vida (construção do autoestima, da consciência e harmonia corporais), vivendo o corpo de uma maneira mais satisfatória e gostando de se expressar através dele;

A defesa em favor da Dança - e a Arte -, já a partir da infância, como um despertar para a responsabilidade dos seres em relação ao próprio corpo, a procura de um melhor modo de viver;

A capacitação técnica do amador de dança, sabendo diferenciar sua intenção de amador e não de profissional;

O dançar brincando, com liberdade e prazer, sem o aprisionamento em códigos formais, mas através da prática de um ensino diferenciado: um aprendizado com fundamentação técnica mais criativa dos conteúdos de uma aula da dança.

O mais bacana da Dança na escola, é que ela seja repassada aos alunos de forma a não ser cobrada técnicas e conceitos, o guia deve orientar à movimentos que gerem descobertas ao aluno, assim se descobrindo na forma de se movimentar criativamente, a Dança uma das expressões que mostra o jeito de ser, seja ela em uma experiência física tornando-se ponto de referencia para o qual pode-se retornar espontaneamente a um momento com desejo de explora-lo. A Dança também é uma forma de resgate da personalidade própria, do lado humano através de se expressar, uma educação de movimentos deve passar no mínimo estas exigências, pois os hábitos decisivos da vida são adquiridos no decorrer da infância e da juventude.

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