sexta-feira, 11 de março de 2011

DANÇA ESCOLAR: UMA LINGUAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por: Ruan Rodrigues
O presente texto apresenta um resumo das idéias de Chames Maria S. Gariba, licenciada em Educação Física, Mestre em Engenharia de Produção na área de Empreendedorismo, sobre a inserção da dança no espaço escolar, particularmente nas aulas de Educação Física. 
A dança é uma expressão cultural, que segundo Gariba (2011) é manifestada pelas diferentes civilizações no curso de sua existência, através dela o homem expressa seus sentimentos através de movimentos. 
Essa compreensão do movimento através da dança pode estar associada ao universo pedagógico da Educação Física, pois a dança além de atividade física é, de acordo com Ferrari (2003, p.1), " educação", sendo indispensável para que o indivíduo entenda o que e porquê fazer o movimento, pois o movimento expressivo antes de tudo deve ser consciente.
            Frente ao exposto, a dança é um recurso a ser explorado no espaço escolar, mas especificamente nas aulas de Educação Física, pois contribui para a consciência de si e do próprio corpo pelos alunos, pois como explicita, Pereira et al (2001, p.61) apud Gariba (2011):

(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres (...). Verifica-se assim, as infinitas possibilidades de trabalho do/para o aluno com sua corporeidade por meio dessa atividade.


            Faz-se necessário que os profissionais de Educação Física percebam as possibilidades da dança como alternativa metodológica para desmistificar a sua caracterização eminentemente como prática desportiva, além de possibilitar aos alunos uma forma diferente de movimentos e exercícios de forma prazerosa e contribuir para o seu desenvolvimento bio-psico social, pois como a autora comenta em seu artigo, a dança contribui para elevar a auto estima e otimização das "(...) possibilidades e potencialidades de movimento e a consciência corporal para atingir objetivos relacionados a educação, saúde, prática esportiva, expressão corporal e artística".

REFERÊNCIA
GARIBA,Chames Maria S. Dança escolar: uma linguagem possível na Educação Física. Revista Digital, Buenos Aires - Año 10 - N° 85 - Junio de 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/ Acesso em: 09 de março de 2011.
   

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