sexta-feira, 11 de março de 2011

Dança escolar

Por:
Maísa Batista
2a fase - Educação Física

            Na antiguidade a dança era um meio de expressão pelo qual o homem demonstrava sua perplexidade diante de acontecimentos desconhecidos, de uma maneira ou de outra através dos gestos e de movimentos ele expressava seus sentimentos.
            Com o passar do tempo, esses movimentos usados para cultuar diversos fatos, foram se aprimorando e dessa forma se criaram os diversos estilos de dança, cada qual com suas características especificas e sua história, sendo que cada estilo de dança demonstra aspectos diferentes e, por meio de movimentos distintos, expressa uma linguagem corporal.
            A dança como prática escolar contribui para o desempenho os alunos tanto intelectualmente como psicologicamente.
                        Segundo Pereira et al (2001)
            “(...) a dança é um conteúdo fundamental a ser trabalhado na escola: com ela, pode-se levar os alunos a conhecerem a si próprios e/com os outros; a explorarem o mundo da emoção e da imaginação; a criarem; a explorarem novos sentidos, movimentos livres.”
            Dessa forma, a dança mediada pedagogicamente na escola, contribuirá no desenvolvimento dos alunos em outras atividades, pois ela auxiliará no desenvolvimento das valências físicas como: agilidade, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, entre outras. Desenvolvendo principalmente o ritmo por ser uma qualidade física desenvolvida apenas com a dança. Ele contribui em muitos fatores, pois um individuo desritmado se torna descoordenado e isso implicará na execução de outras atividades, até mesmo as corriqueiras.
            Trabalhar dança na escola levando em consideração a história dos estilos também é uma forma de mostrar as diferentes culturas, não sendo colocada apenas com movimentos copiados da mídia pelo professor e tão pouco movimentos que levem a difusão da sensualidade e da sexualidade. A dança escolar, trabalhada de acordo com os projetos pedagógicos, fará com que o aluno possa crescer de forma consciente  aprendendo a respeitar as diferenças e os movimentos por ele executados levarão a reflexões.
             Pode-se perceber que atualmente a dança escolar não está politicamente correta, pois muitos professores fazem meras copias da mídia fazendo com que os alunos realizem movimentos que não estão de acordo com o que a escola deve desenvolver. Os movimentos que estão sendo divulgados normalmente não tem um sentido que deve ser voltado a educação escolar. Cabe ao professor criar coreografias com movimentos reflexivos, porém não expondo os alunos a movimentos com significados maliciosos e vulgares.
            A dança escolar evoluirá e desempenhará nos alunos e demais pessoas que dela participarem, grande crescimento em diferentes fatores. O professor poderá fazer com que ela seja vista de outra forma, além do que é mostrado na mídia, basta que ele conheça a história da criação do estilo trabalhado e passe esse conhecimento para os alunos, dessa forma a dança terá grande proveito na educação.
           

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm

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