quinta-feira, 10 de março de 2011

Dança e Educação Fìsica Escolar


Por: Alex Bisotto Ferreira 
2a fase - Educação Física

Primeiramente é de fato muito importante esclarecer que a Educação Física é diretamente relacionada com o corpo do educando, mais propriamente dito com o movimento humano consciente e a sua capacidade de execução de movimentos. Como ciência relata-se que estudando os movimentos do homem, se conhece o mesmo. E a dança tem como sua característica a produção e/ou reprodução de movimentos que são realizados em conjunto com a capacidade de pensar agir e sentir, a grande correlação com o movimento acaba por fim caracterizando essa matéria como uma disciplina de Educação Física.

A dança é muito antiga, não se pode falar de dança sem lembrar-se de sua história.

Segundo  Oliveira (2001, p.14): "Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)." De acordo com o autor, a dança tanto tinha características lúdicas como ritualísticas, em que havia manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais.

No Brasil e no mundo a dança vem sendo destacada pelos seus benefícios alcançados que de acordo com Gariba (2002), vão desde a melhora da auto-estima, combate ao estresse, depressão, até o enriquecimento das relações interpessoais que é tão importante para a construção psicossocial da criança e o adolescente. É importante que a dança com objetivos educacionais seja praticada de início na escola. Segundo Steinhilber (2000, p.8): "Uma criança que participa de aulas de dança (...) se adapta melhor aos colegas e encontra mais facilidade no processo de alfabetização.” Pensar numa escola emancipadora é pensar em um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal "com os diferentes conhecimentos que trazem a dança" (Ramos 1998, p.2).

Para Cunha (1992, p.11), a dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de "ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas". Também para Claro (1988, p.67) "(...) a dança e a Educação Física se completam", em que "a Educação Física necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física".

Entender o corpo através da dança como possibilidade de criar várias relações com diversas áreas do conhecimento, analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na atualidade, passa a ser condição para quem trabalha com seres humanos, principalmente para quem trabalha com educação como o profissional de Educação Física.

Portanto no contexto da dança o profissional deve libertar-se do esteriótipo de trabalhar apenas em quadras de esportes com os alunos, e assim tornar-se cada vez mais um educador.

Referências

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