terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Breves ideias acerca da dança na escola.

Por: Harriet Carla Bollmann Baum
2a Fase - Educação Física UnC Porto União



            A dança como já visto, provém da provável época Paleolítica, onde caçadores e feiticeiros dançavam, e essas danças foram representadas nas antigas cavernas da Europa e nas cadeias de montanhas da África do Sul.
O corpo expressava o que a pessoa estava sentindo (gestos e movimentos), respeitando todos os seus impulsos e crenças.  A dança existe desde que existe o ser humano, e é por meio dela que o homem se comunicava antes de falar. Os aspectos da prática da dança estavam sempre relacionados à vida, à religião, à morte, à fertilidade, aos vigores físicos e sexuais e aos caminhos terapêuticos. A sua ligação com a educação mostrou-se em universos diferentes, onde a dança unifica o homem e a educação os separa, a dança não visa produção, a educação visa primeiramente e fundamentalmente a produção.
            Hoje em dia a dança está relacionada a um padrão de subsistência econômica, ou um meio para dar vazão a sentimentos, como valor estético em si, como diversão ou recreação, como expressão religiosa ou antiga.
Contemporaneamente, mais precisamente no estilo conhecido como Dança Moderna, atribui-se também à dança, objetivos de tentar transmitir emoções mais complexas, como: culpa, angústia ou remorso. Pensando assim, uma grande parceira desta dança é a música, que afeta a técnica. No entanto no estilo como conhecido como Dança Contemporânea, ela pode ocorrer sem música também.
            A Educação Física, como trabalha com o movimento, associa seu universo pedagógico à dança, pois além de entender o que e o porque do movimento, precisa ter consciência dele. Por meio da prática da dança, seu conteúdo legítimo, visa também conhecer melhor os anseios dos alunos, sabendo o que eles gostam de brincar, de ouvir; discutir suas experiências; fazer fluir sua imaginação, possibilitando o reconhecimento e a compreensão do universo simbólico.
            Isadora Duncan, uma das precursoras da Dança Moderna, fez uma observação: “Se eu não pudesse dizer a você o que ela é, eu não a teria dançado” (GARDNER, 2002, p. 174).
            Mikhail Baryshnikov afirmou que “Dançar é como muitas línguas novas, que expandem nossa flexibilidade e alcance. O dançarino, assim como o estudioso da linguagem, precisa de tantas, quanto possível; nunca é o bastante” (GARDNER, 2002, p. 175).
            Sobre a prática da dança na escola, Marques aponta que ainda estamos em vias de criar mecanismos da inserção dela como campo da educação.
      
Professores atuantes...têm o privilégio de pode perguntar: que ensino da dança queremos? Pois quase tudo ainda está por ser feito e pensado. Estamos passando por uma fase de transição em que o fazer-pensar dança na escola brasileira está sendo construído - -sendo construído por nós. (MARQUES, 2003, p. 33)


REFERÂNCIAS
  • GARDNER, Howard. Estruturas da mente: A teoria das inteligências múltiplas.São Paulo:Artmed, 2002.
  • MARQUES, Isabel A. Dançando na escola.São Paulo, 2003.

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