terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dança e Educação Física

Por: Francieli Vanessa Glaner.
2a Fase - Educação Física UnC Porto União

Devemos fazer algumas reflexões a respeito da dança, que devem ser discutidas com os professores de Educação Física, bem como os obstáculos para ter a dança cada vez mais inserida no ambiente escolar. Pode-se notar que desde as civilizações mais antigas até os dias atuais os jogos, desportos e a dança fazem parte da cultura dos povos, usando a dança com seus movimentos para expressarem suas emoções, para a comunicação e demonstrar suas características culturais.
A dança passa a ser fundamental para o homem a partir do momento que deixa de ser nômade e passa a ser sedentário, o homem se vislumbra com uma dança que possa ser democrática acabando com a idéia de que “é privilegio de poucos” que é necessário corpo perfeito e técnicas especificas.
Sendo que o mais importante é ser capaz de compreender a dança, pois o individuo deve compreender o por quê fazer os movimentos, pois antes de tudo deve se uma atitude consciente. E a dança sendo uma atividade física, deve estar associada ao universo pedagógico da Educação Física.
Nota-se que em todo lugar a dança vem ganhando seu espaço, por combater o estresse a depressão, melhorar a auto-estima e por melhorar a relação entre as pessoas, e como objetivo educacional nada melhor do que ter seu início na escola, pois a criança que participa da dança tem mais facilidade na aprendizagem, no relacionamento com os colegas, não ser utilizada somente “em datas comemorativas”.
Abrir espaço para que o indivíduo através da dança coerente possa expressar sua criatividade, tornando essas expressões inovadoras e não reproduzir algo já existente, sem exclusões, pode se tornar uma atividade prazerosa. Pois a partir do desenvolvimento da dança na escola o individuo se torna mais criativo e independente. 
Pode-se ter alguns motivos para a precariedade da dança escolar, como a falta de conhecimento dos profissionais tanto os de educação física como pedagogos trabalham com a dança sem ter uma contextualização para isto. Pois para compreender o corpo através da dança, é necessário estabelecer  múltiplas relações com outras áreas do conhecimento. Ou pelo motivo de que os adultos não se movimentam e acabam reprimindo a soltura das crianças, isso começa em casa e se prolonga na escola.
Segue do professor de Educação física buscar preparar aulas que motivem os alunos e que todos participem, mostrando seu objetivo, dando liberdade de eles mostrarem sua criatividade também, pois não podem partir de algo que não sabem, e quando percebem que são capazes de executar movimentos e contribuir com as aulas, a dança fará cada vez mais parte da realidade escolar, alem de ajudar com valências físicas para outros desportos.

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