terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Dança na Educação Física Escolar

Por: Karina Lay
2a Fase - Educação Física UnC Porto União

A dança já existia desde o tempo do homem primitivo, era pela dança que ele se expressava, agradecia e festejava. Ela estava presente em todos os momentos da vida do homem primitivo.
Ao passar dos anos a dança teve grandes mudanças, grandes precursores, onde se criou, descobriu e proporcionou diversas mudanças.
Hoje a dança é livre para qualquer pessoa, qualquer idade, qualquer corpo, e a dança escolar é uma das formas de socializar as pessoas desde o aprendizado na escola. A dança escolar leva os alunos à uma grande melhoria e aprendizado de suas qualidades rítmicas, como o equilíbrio, atenção, ritmo, coordenação, criatividade. A dança escolar não exclui, ela socializa, ela mostra que a dança não se divide em gênero masculino e feminino. A dança escolar deve ensinar movimentos diferentes daqueles que os alunos estão acostumados a desenvolver. Cabe ao professor, mostrar o porquê de ser dançada, reafirmando a ideia de tanto meninos e meninas praticarem esta atividade, cada um exercendo seu papel no conjunto, exercendo assim a exploração da capacidade social da dança.
Muitas vezes a dança é excluída dos planos do professor de educação física, ou muitas vezes quando colocada, serve somente para festividades ou apresentações, onde reproduzem movimentos da mídia, com movimentos ondulados e sensuais, fazendo a dança ficar sem finalidade.
Quando um professor faz uma coreografia ele deve montar de acordo com a cultura dos alunos, onde a diversidade de culturas deve ser respeitada. Ele deve colocar a dança para todos seus alunos, nunca só para aqueles que são mais bonitos, magros, que tem melhor desempenho na dança. Mostrar aos alunos que, como os desportos, a dança também traz grandes qualidades físicas. Além disto, o professor pode dar oportunidades aos alunos, para que junto com ele, criem coreografias, mostrar o sentido da dança, dos movimentos, fazendo com que eles entendam e então dancem, não somente reproduzam uma coreografia.
Vemos que a dança é tão importante como qualquer outra atividade de educação física, mas muitas vezes ela é censurada por pensamentos feministas (pela ideia do corpo perfeito) ou machistas (do homem que dança), ou mesmo pelo próprio professor, que pode considerá-la como atividade secundária ou de pouca importância em suas aulas.
A dança tem grande valor nas atividades escolares, pois ela desenvolve diversas qualidades físicas, além de socializar e integrar o aluno.
Sabendo que a dança escolar tem fortes qualidades para o ensino, propõe-se que ela seja colocada de forma correta nas atividades escolares.

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