quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Relação entre esporte e educação.

Por: Willian Mendes.
3a Fase - Educação Física UnC Porto União

       Com base nos conceitos fundamentais de educação apresentados, podemos analisar a relação pedagógica entre esporte e educação em dois aspectos: o interesse pedagógico deve possibilitar o desenvolvimento da capacidade de ação através do esporte e para o esporte. Para tanto, alguns pontos podem ser salientados:

* O esporte pode ser importante para a atividade motora cotidiana.
* O esporte pode cooperar no desenvolvimento da capacidade de ação.
* O esporte contribui para a dimensão social da capacidade de ação.
* A capacidade de ação está intimamente relacionada com a saúde e o bem estar.
* O esporte pode oferecer às crianças e jovens um modelo compreensível da realidade social.
* O esporte é um fenômeno marcante na moderna sociedade industrial.
* O esporte é uma possibilidade ideal para superar a pobreza e a repressão de movimentos na sociedade atual.
*O esporte oferece possibilidades de vivenciar de forma significativa o crescente tempo livre.

Para uma compreensão pedagógica do esporte
     O esporte é um campo de ação social concreto, no qual o movimento humano é fundamental.
      O esporte tem uma dimensão objetiva e subjetiva. O esporte é, principalmente, um campo aberto de ação. Na sua dimensão objetiva, o esporte apresenta – se como uma realidade socialmente construída.
     Do ponto de vista da educação, trata – se de possibilitar o indivíduo a participação no concreto campo de ação (o esporte), de tal modo que as possibilidades pedagógicas do esporte e do movimento possam ser realizadas.

Compreensão da aula e a relação entre educação, esporte e aula
     Quando tratamos de educação, cada sociedade possui instituições especiais que têm uma tarefa pedagógica, como escola, clube e associações. Podemos caracterizar aula como um acontecimento socialmente regulamentado, no qual os participantes (professor e alunos) constroem situações de ensino – aprendizagem, de modo que os alunos se tornem capazes de atuar no esporte e através dele.
Concepções alternativas de aula de educação física aulas orientadas
     Sob o ponto de vista crítico de educação voltada para o desenvolvimento da capacidade de ação, a aula de educação física deve configurar – se como um sistema de ação aberto.
Problematização
     Sabe – se que esse paradigma tem conseqüências concretas para a configuração do ensino do movimento. Partindo dessa problematização da visão do movimento pela ciências da natureza como uma visão antipedagógica, pretendemos discutir a visão fenômeno – lógica do movimento como uma visão pedagogia.
O diálogo autêntico do indivíduo com o meio ambiente
     A aprendizagem motora é uma coisa do homem. É sempre o homem que aprende, por isso vemos homens que aprendem, por exemplo, nadar. Nós observamos que um homem disputa com o elemento água o poder de nadar.


Nenhum comentário: