terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dança na Escola

Por: Solange Regina Grossl
2a Fase - Educação Física UnC Porto União



A dança é uma cultura que vem desde a era pré-histórica, onde o homem primitivo dançava por meio de gestos para agradecer ou pedir alguma coisa.
Já na escola ela pode ser ensinada pelo professor de artes, educação física, ou de outra disciplina. O importante é que se busque conhecimento não só prático, mas também teórico sobre as coreografias e as músicas que serão ensinadas.
A coreografia deve partir de movimentos retos, onde se desenvolva os movimentos em todas as direções frete, trás, direita, esquerda, diagonais e de chão, em decúbitos ventral, dorsal e sagital. 
Como a dança esta interligada ao corpo, os movimentos para crianças e adolescentes não devem priorizar a sensualidade.
Antes de iniciar a coreografia, é necessário conhecer a música, sua letra verificando se possui um vocabulário apropriado e se seu pulso permite que os alunos acompanhem os movimentos, segundo cada acento da frase musical.
É importante que o professor saiba desenvolver no aluno as qualidades físicas, que são objetos de estudo da Educação Física, que são força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, coordenação, relaxamento, resistência e velocidade.
O professor deve observar o desempenho de cada aluno, se estão apreendendo os passos da coreografia com facilidade ou se precisa desenvolver melhor os passos, sem fazer com que o aluno perca a motivação.
O aluno desenvolve a partir da prática da dança a noção de espaço, ritmo, tempo, lateralidade, percepção auditiva, socialização e concentração, melhorando proporcionalmente seu rendimento nas outras disciplinas da escola, favorecendo mais seu aprendizado.
A dança é praticada por qualquer ser humano, sem preconceito com deficiência, raça, corpo ou classe social.
Necessariamente ela não precisa ser praticada em um espaço cênico como a sala de aula ou no ginásio, o professor pode ir ao ar livre mais próximo com a natureza, onde os alunos sentirão a natureza e podem até, realizar movimentos sentindo esta inspiração.
Praticando a dança o corpo estará em movimento, logo o condicionamento físico dos praticantes estará sendo melhorado, criando hábitos de atividades física saudáveis em crianças, jovens e adultos.

Nenhum comentário: