sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Educação Física escolar “aprendizagem para vida”

Por: Francieli Vanessa Glaner.
3a fase.



Exiba foto para...jpg na apresentação de slidesA Educação Física favorece aos alunos a compreensão de seu próprio corpo e de suas possibilidades, conhecendo e experimentando um número diversificado de atividades corporais para que os alunos futuramente possam escolher a atividade mais conveniente e prazerosa para auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e na melhoria de sua aptidão física ao longo de suas vidas.
O professor deve repensar e reformar o ensino, a forma do conhecimento, afinal, não basta aprender para o jogo, para a prova, é preciso aprender para a vida.
O Brasil está próximo dos eventos esportivos internacionais Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, para os professores de Educação Física isso não passará despercebido. Sendo que os profissionais dessa área devem tratar deste assunto como educadores e formadores.
Como no período da ditadura militar o esporte ganhou importância com sua prática voltada para o rendimento, os professores não devem entrar nessa mesma lógica, afunilando o conteúdo focado nos esportes.
Devem ser trabalhados todos os conteúdos como o jogo, o esporte, a dança, a ginástica, a luta entre outras, não deve permear somente no currículo oculto, ele pode e deve ser explícito e para isso deve ser planejado e muito bem organizado.
 Devem-se ter claro quais são os objetivos, o público, quais os conteúdos, os procedimentos, a avaliação (diagnóstica, formativa e somativa), conforme abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
As aulas devem proporcionar ao aluno a aprendizagem por meio da abstração reflexiva, ou seja, deve-se dar a ele a oportunidade para ira além da inteligência prática sobre e por meio desse conteúdo, considerando-o como um conhecimento socialmente construído e historicamente contextualizado. Pois para se alcançar objetivos é necessário que as crianças sejam desafiadas a solucionar problemas.




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